terça-feira, 22 de abril de 2014

Alunos plantam orquídeas no jardim da escola

O que faz uma escola de qualidade? Uma simples perguntas, mas que abre um leque de possibilidades de respostas. E já adiantamos que não há uma resposta exata. O que existem são experiências que demonstram o sucesso de muitas escolas.
Nossa escola é considera uma escola de qualidade e de referencia na Rede Municipal de Ensino. Poderíamos perguntar agora: o que faz a Escola Pedro Ivo ser uma escola de qualidade? Novamente, não há uma resposta exata, mas uma soma de fatores que a coloca neste patamar. E entre todos os fatores que nos destacam, quero citar um que é motivo de muita alegria: a participação dos alunos e professores no planejamento e na preparação da escola para deixá-la bonita e acolhedora.
Todos que nos visitam não deixa de reparar na beleza e na organização do espaço escolar. Muitos questionam como conseguimos manter um jardim bonito, pátios bem organizados, salas ambientes funcionais. A resposta é simples: todos participam ativamente das ações para fazer esse espaço um lugar especial.
Um belo exemplo foi o trabalho que os professores, Sérgio e Rita realizaram com seus alunos do 9º Ano A e B. Apaixonados pelo cultivo de orquídeas, os professores arranjaram uma maneira de transmitir essa paixão para seus alunos. Depois de conversar com eles, de contar sobre os cuidados que as orquídeas necessitam e do tempo que precisam para floresceram eles convidaram os alunos para plantarem as flores nas palmeiras da escola. 
Parece uma tarefa simples, mas é exatamente isto que damos valor na escola e que faz a diferença. Qual é o aluno que terá coragem de depredar um jardim que ele mesmo ajudou a plantar? Com ações assim alunos sentem-se participantes da vida da escola, não só expectadores. Eles têm orgulho de mostrar a escola aos seus pais, de trazê-los e mostrar o que eles fazem aqui. Apontar o dedo e dizer “fui eu quem plantei”.
Cuidar do ambiente em que vivem, zelar por ele e trabalhar para que ele possa ficar mais bonito, são valores que também tentamos transmitir no dia a dia para os alunos. 

Curiosidade: você já reparou no nome do blog da escola? Viver e Aprender EMPIC. Essa é a síntese da nossa escola: um lugar para se viver, um lugar para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário