sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Educadora nota 10: Valkiria Grun Karnopp

Alegria na Escola Pedro Ivo Campos! Como o projeto Joinville e a Matemática, a professora Valkiria Grun Karnopp foi uma dos 11 grandes vencedores do  prêmio Educador Nota 10, da Revista Nova Escola.

A Revista Nova Escola faz parte da Fundação Victor Civita e, anualmente, premia dez professores e um gestor escolar com o  Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Para participar da premiação, os profissionais das escolas regulares de qualquer lugar do Brasil precisam enviar  projetos significativos desenvolvidos com seus alunos durante o último ano.

Foi a primeira vez que a professora Valkiria enviou um projeto para concorrer e foi com sentimento de alegria e surpresa que recebeu o telefonema com a grande notícia.

O projeto foi desenvolvido durante o primeiro trimestre do ano com os alunos do 8º ano A, B e C e tinha como proposta estudar círculo, circunferência, raio, diâmetro e  ângulos de uma maneira diferente e concreta, tendo a história de Joinville e o conhecimento do cotidiano dos alunos como objeto de estudo.




Matemática de um jeito diferente
Foi ao tirar a bicicleta do bicicletário e levar para a sala de aula que os alunos da professora Valkiria abriram o olho e a mente para aprender matemática.
— Eles dividiram o comprimento da coroa e da catraca da bicicleta. O resultado, multiplicaram pelo comprimento da roda, que os levou ao metro rodado por pedalada — explicou.
 Com as fórmulas no papel, eles comprovaram na prática que as contas dão certo. 
 — Fomos andar com as bicicletas no pátio para comprovar — contou Valkiria.
 Da bicicleta, eles foram para a cultura alemã - outra influência em Joinville. A professora levou para a sala de aula imagens de casas em enxaimel e desafiou os alunos a desenhar estes espaços. 
 — Perguntei o que eles viam de matemática ali. E começamos a trabalhar os polígonos, área e perímetro — disse. 
 As flores foram trabalhadas como uma forma de revisão de todo o conteúdo. As dobraduras tinham formas geométricas, que ao final, bem que poderiam virar um belo buquê de papel. Ao término de cada etapa, os alunos foram avaliados em provas, que confirmaram que atividade - que foi vista quase como uma brincadeira - deu certo. 
 — Eu acho que esta é a melhor forma de levar aprendizado aos estudantes, mostrando situações do dia a dia — comentou a professora. !
Valkiria Grun Karnopp e sua bicicleta inspiradora - Diorgenes Pandini / Agência RBS



No mês de outubro, a professora Valkiria irá para São Paulo no evento que premiará os vencedores. Na noite de premiação ainda será revelado o Educador do Ano e ela está concorrendo.   

Parabéns professora Valkiria! O prêmio é uma demonstração daquilo que a Escola Pedro Ivo e todos seus alunos já sabem: VOCÊ É UMA PROFESSORA NOTA 10! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário