Matrizes Curriculares 6º ao 9º Anos
Objetivos
anuais do 6º ANO
- Compreender com eficiência o sistema de numeração
decimal;
- Resolver situações problemas com os números
naturais e suas propriedades;
- Resolver situações problemas com os números na
forma fracionária e decimal;
- Construir gráficos e tabelas com base em informações
contidas em textos jornalísticos, científicos e
coletados a partir de pesquisa de campo
- Utilizar e converter as unidades padrões de medida;
- Reconhecer e representar as figuras planas, espaciais
e seus elementos.
6º ano
6º Ano
|
Conteúdo
|
Objetivos
|
1º Trimestre
|
Sistemas de Numeração
- Sistema de numeração Egípcio
- Sistema de numeração Romano
- Sistema de numeração Indo-arábico
Conjunto dos números Naturais
- Sequência dos Números Naturais
- Revisar Adição, subtração, multiplicação,
divisão e suas propriedades
- Probabilidade (multiplicação) (objeto
digital)
Formas Espaciais
Conjunto dos Números Naturais
- Potenciação e radiciação
- Múltiplos e divisores
- Números primos
- Critérios de divisibilidade
- MMC e MDC
|
- Ampliar o conceito de Sistema de Numeração como
conjunto de símbolos e regras através da análise e comparação
de diferentes sistemas;
- Dominar as operações com números naturais
(adição, subtração, multiplicação e divisão), suas
propriedades e resolver situações problemas;
- Calcular probabilidade de combinações em
situações problemas.
- Reconhecer e representar as figuras espaciais e
seus elementos;
- Dominar as operações e resolver situações
problemas com números naturais (potenciação e radiciação);
|
2º Trimestre
|
Conjunto dos Números Racionais
- Números racionais na forma fracionária
- Conceituação, representação, classificação,
equivalência, comparação, simplificação e transformação
Ângulo
Retas
- Semi reta
- Segmento de reta
- Retas Paralelas
- Retas concorrentes
Polígonos
- Elementos
- Classificação
- Não-polígonos
Medidas
Comprimento
Tempo
Superfícies
Tratamento da Informação
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
|
- Representar, classificar e transformar os números
racionais na forma fracionária e decimal;
- Reconhecer ângulos e classificá-los;
- Reconhecer e classificar os tipos de retas
- Utilizar a nomenclatura correta para os diferentes
tipos de retas
- Reconhecer os polígonos e classificá-los;
- Diferenciar círculo e circunferência;
- Resolver problemas com medidas;
- Calcular perímetro;
- Calcular área de alguns polígonos;
- Efetuar a transformação de unidade de medida;
- Ler e interpretar gráficos e tabelas.
|
3º Trimestre
|
Conjunto dos números racionais na forma decimal
- Operações com os números racionais na forma
fracionária e decimal
Triângulos, quadriláteros, Circunferência e
círculo
Medidas:
- Capacidade
- Massa
Tratamento da Informação
Construção e análise de gráficos e tabela
|
- Resolver operações e situações problemas que
envolvam os números racionais;
- Construir a circunferência;
- Reconhecer as medidas e unidades de capacidade e
massa;
- Efetuar a transformação das unidades de medidas
de capacidade e massa;
- Organizar dados coletados
- Produzir textos a partir de informações obtidas
dos gráficos e tabelas.
|
Objetivos
anuais do 7º ANO
- Resolver situações problemas com os números
inteiros e racionais;
- Resolver situações problemas envolvendo equações
do 1º grau;
- Produzir textos escritos a partir da interpretação
de gráficos e tabelas;
- Resolver situações problemas que envolvam
proporcionalidade, regra de três simples, juros simples e
porcentagem;
- Classificar e relacionar ângulos.
7º ano
7º Ano
|
Conteúdo
|
Objetivos
|
1º Trimestre
|
Número
Racionais
-
Revisão de frações e números decimais e suas operações
-
Potenciação
- Raiz
quadrada
Formas
Geométricas Espaciais
Conjunto
dos Números Racionais
- Os
números negativos
- Reta
numérica
-
Comparação
-
Operações
-
Potência e suas propriedades
-
Radiciação
Sistemas de Medidas:
- Temperatura
Tratamento da Informação
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
|
- Revisar conteúdo de fração e números decimais
- Resolver potenciação e raiz quadrada com números
fracionários e decimais
- Reconhecer as formas geométricas espaciais
- Reconhecer o conjunto dos números racionais;
- Calcular as operações com números racionais
- Resolver situações problemas envolvendo números
racionais;
- Reconhecer as unidades de medida de temperatura;
- Resolver situações problemas envolvendo medida
padrão de temperatura;
- Ler e interpretar gráficos e tabelas;
|
2º Trimestre
|
Equações
do 1º grau:
-Expressões
algébricas
-Fórmulas
-Equações
Ângulos:
-
Ângulos de um polígono
-
Tipos de ângulos
-
Ângulos adjacentes;
-
Ângulos complementares;
-
Ângulos suplementares;
-
Ângulos opostos pelo vértice;
Medidas
-
Volume
Tratamento da Informação
Média
aritmética
Média
ponderada
Possibilidade
Probabilidade
|
- Resolver situações problemas envolvendo equações
do 1º grau;
- Resolver sistemas de equações e problemas com
proporcionalidade;
- Classificar e relacionar ângulos;
- Calcular o volume de alguns sólidos geométricos;
- Calcular média como medida de tendência central;
- Utilizar e calcular adequadamente possibilidade e
probabilidade
|
3º Trimestre
|
Razão
e proporção
Grandezas
proporcionais
Regra
de três simples e composta
Juros
Simples e Porcentagem
Razões
especiais
- Velocidade média
- Escala
- Densidade do corpo
- Densidade demográfica
Simetria
-
Redução e ampliação das figuras planas, segundo uma razão
Tratamento da Informação
Construção e análise de gráficos de setores |
- Reconhecer as principais razões: escala, densidade
demográfica, densidade de um corpo, velocidade média;
- Compreender os tipos de simetria
- Ampliar e reduzir figuras
- Reconhecer figuras simétricas e eixos de simetria;
-Construir gráficos de setores.
|
Objetivos
anuais do 8º ANO
- Reconhecer o conjunto dos números reais como a união
do conjunto dos números racionais
com o conjunto dos números irracionais.
- Transformar situações cotidianas em expressões
algébricas;
- Efetuar operações com monômios e polinômios;
- Reconhecer e aplicar os produtos notáveis;
- Identificar e simplificar frações algébricas;
- Determinar o número de diagonais e a soma dos ângulos
internos e externos de um polígono;
- Resolver equações e sistemas de equações;
- Coletar, organizar e construir gráficos e tabelas;
- Produzir textos a partir de analise de gráficos e
tabelas.
8º Ano
8º Ano
|
Conteúdo
|
Objetivos
|
1º Trimestre
|
Conjuntos Numéricos e suas Operações
- Conjunto dos números naturais
- Conjunto dos números inteiros
- Conjunto dos números racionais
- Conjunto dos números irracionais
- Conjunto dos números reais
Potenciação e Raízes
- Potência de base 10
- Notação científica
- Raízes
Ângulos
- Bissetriz
- Ângulos opostos pelo vértice
- Retas transversais
- Retas paralelas cortadas por transversais
|
- Reconhecer o conjunto dos números reais como a
união do conjunto dos números racionais com o conjunto dos
números irracionais.
- Utilizar a potenciação no processo de notação
científica
- Calcular raízes quadrada, cúbica, exata e
aproximada
- Reconhecer ângulos determinados por duas retas
paralelas e uma transversal;
|
2º Trimestre
|
Expressões algébricas
- Valor Numérico
- Monômios e polinômios e suas operações
- Produtos notáveis (objeto digital)
- Fatoração
- Frações algébricas simples: operações e
simplificação
Plano Cartesiano
Polígonos
- Propriedades e elementos
- Classificação
- Estudo dos triângulos e dos quadriláteros
- Diagonais
- Ângulos internos e externos
|
- Transformar situações cotidianas em expressões
algébricas;
- Efetuar as operações com os polinômios;
- Reconhecer e aplicar os produtos notáveis;
- Identificar e simplificar frações algébricas;
- Utilizar o plano cartesiano para localizações
- Classificar polígonos;
- Reconhecer as propriedades dos triângulos e
quadriláteros;
- Calcular o número de diagonais, o ângulo interno
e externo, bem como as somas dos ângulos de um polígono;
|
3º Trimestre
|
Equações e Sistemas
- Equações fracionárias de 1º grau
- Sistemas de equações de 1º grau
- Inequações de 1º grau
Regra de três
- Simples
- Composta
Gráficos e tabelas
- Probabilidades
- Média, mediana e moda
Medidas de Superfície de Polígonos
Formas circulares
- Circulo
- Circunferência
- Posição relativas
|
- Resolver equações, inequações e sistemas de
equações do 1º grau;
- Utilizar a regra de três na resolução de
situações problemas;
- Coletar, organizar e construir gráficos e tabelas;
- Produzir textos a partir de analise de gráficos e
tabelas;
- Resolver situações problemas envolvendo medidas
de tendência central;
- Determinar a área de polígonos;
- Diferenciar círculos e circunferências;
-
Relacionar as posições das circunferências
|
Objetivos
anuais do 9º ANO
- Efetuar as operações com radicais;
- Resolver situações problemas com equações de 2º
grau;
- Resolver sistemas de equações de 1º e 2º grau;
- Aplicar o Teorema de Tales, Pitágoras e as razões
trigonométricas para resolver situações problemas;
- Calcular e organizar dados, construir todos os tipos
de gráficos conhecidos;
- Resolver situações problemas envolvendo o sistema monetário.9º Ano
9º Ano
|
Conteúdo
|
Objetivos
|
1º Trimestre
|
Conjunto
dos Números Reais
-
Potências
-
Radicais
Equação
de 2º grau
-
Resolução
-
Estudo das raízes
-
Sistema de Equação do 2º grau
Matemática
Financeira
-
Porcentagem
-
Acréscimo
-
Desconto
-
Juros
Simetria
-
Translação
-
Rotação
|
- Aplicar as propriedades das potências de base real
e transformar em notação científica;
- Aplicar as propriedades dos radicais e simplifique
radicais;
- Resolver equações de 2º grau;
- Resolver equações e sistemas em situações
problemas com equações de 2º grau;
- Resolver situações problemas envolvendo o sistema
monetário;
- Reconhecer os diferentes tipos de simetria
|
2º Trimestre
|
Funções
de 1º e 2º grau (objeto digital)
Semelhanças
-
Segmentos proporcionais
-
Teorema de Tales
Círculo
e circunferência
-
Elementos
-
Ângulos
-
Comprimento
- Área
|
- Interpretar e construir gráficos de funções;
- Reconhecer as semelhanças entre figuras
- Aplicar o Teorema de Tales na resolução de
problemas;
- Diferenciar círculos e circunferências;
- Reconhecer os elementos e ângulo numa
circunferência
- Calcular o comprimento de uma circunferência
- Calcular a área de um círculo
|
3º Trimestre
|
Relações
no Triângulo Retângulo
-
Relações Métricas
-
Teorema de Pitágoras
-
Relações Trigonométricas
-
Ângulos Notáveis
Tratamento
da Informação
-
Variáveis estatísticas
-
Distribuição de frequências
-
Intervalos de classes
-
Média, Mediana, e Moda.
Medidas
-
Volume de Sólidos Geométricos
-
Capacidade
|
- Aplicar o Teorema de Pitágoras, as relações
métricas na resolução de problemas;
-
Resolver problemas com as razões trigonométricas
- Resolver situações problemas envolvendo
probabilidade e estimativa de quantidade e medidas.
- Ler, interpretar e construir gráficos e tabelas;
- Calcular e interpretar as medidas de tendência
central: média, mediana e moda.
-
Resolver situações problemas envolvendo medidas de volume e
capacidade;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário