domingo, 23 de novembro de 2014

Escola e as Parcerias: Um Compromisso com a Excelência

Por: Isolete Alves Vicente Salomon

O sucesso não ocorre por acaso! Ele é o alvo cobiçado, desde nossa primeira infância é o desejo incutido que nos move. É esse desejo que mobiliza os protagonistas da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, situada no Bairro Costa e Silva, que atende alunos do ensino fundamental. Meninos e meninas que quebraram paradigmas de escola pública, quando surpreenderam alcançando o maior índice no IDEB nas séries finais (6,6) e um dos melhores nas séries iniciais (8,1). Mas o que levou esses alunos a esse sucesso? Muitas foram as estratégias utilizadas na tentativa de encontrar a excelência, tema adotado pelos profissionais da escola no inicio do ano letivo “O Que nos Une é a Busca da Excelência”. Entretanto foi no trabalho de parceria que esta excelência tornou-se mais evidenciada. Partindo deste pressuposto, um novo olhar começa a ser lançado pela gestão dentro da unidade. Todos passam a ocupar papel de destaque nesta busca de qualidade. 
Quando o líder compreende que sua influencia faz a diferença no coletivo onde ele é o principal motivador, sua plateia começa a atuar com ritmo de protagonista. Assim é inevitável o ganho na aprendizagem. Depois de feita a opção de parceria ela começa enfim tomar forma, o Plano Político Pedagógico é reestruturado com participação efetiva de professores, pais e alunos, onde todos já sabem o que pretendem, onde querem chegar.
Falar em parceria compreende-se que ela deva ultrapassar os muros da escola, visto que a família é peça fundamental para o processo ensino aprendizagem. Assim, trazer a família para o time do ensinar é essencial, porém é importante ressaltar que é necessário que os princípios norteadores da escola e da família devam seguir os mesmos critérios, não esquecendo jamais que os objetivos são os mesmos: “Conduzir o aluno ao caminho do aprendizado”. Isso somente é possível quando é propiciado segurança para vencer suas fragilidades do aprender e desta forma, abrir as portas da escola para os pais é buscar vínculos sociais, permitindo que eles contribuam com o desenvolvimento pleno dos seus filhos, dos nossos alunos. É esta participação que favorece muito o sucesso acadêmico dos alunos da escola Pedro Ivo Campos. A Proposta Pedagógica deixou de ser um documento restrito de alguns, ela assumiu seu verdadeiro valor. Direitos e deveres construídos coletivamente são respeitados e sugestões passaram a ser constantes. 
É papel do gestor incentivar a liberdade de expressão para a comunidade escolar, para que ela passe a se sentir elemento integrante, pois somente com essa maneira de agir o gestor terá aliados fiéis para formar alunos capazes, seguros, para aprender, prontos para os desafios propostos pela vida.
“A escola que se abre para seu público é mais questionada, mas, se fica fechada, não há comunidade em torno dela!” Marcelo Cunha Bueno·.
Ora, se nossa visão enquanto escola é: “Ser uma escola de excelência e referência pela qualidade das práticas pedagógicas”, logo devemos entender que além da parceria com pais e professores é necessário disponibilizar recursos pedagógicos, tecnológicos e estrutura física adequada. Justamente nesse ponto somos amparados pela Secretaria Municipal de Educação, que trabalha fortemente, oferecendo o que há de moderno para a construção de um aprendizado inovador. Tablets, lousa digital já se fazem presentes nas salas de aula, a formação dos profissionais oferecida pela secretaria são comuns e pertinentes. Somos uma escola contemplada com recursos advindos do governo federal através do programa FNDE/PDDE que nos auxilia na restruturação e manutenção predial. Além disso, contamos com empresas locais que como nós, sabem que educação não se faz apenas com boas intenções, mas sobretudo com ações que fazem ela acontecer efetivamente. 
As estratégias: Parcerias, Profissionais competentes, Liderança, Tecnologia, vontade e determinação, isoladas não resolveriam jamais os problemas da educação da escola pública, porém quando somados garantem o sucesso esperado.

Artigo publicado no Jornal Notícias do Dia, dia 21/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário