terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Filmes que ensinam o valor da amizade e que é possível acreditar nos sonhos

Para iniciar o ano letivo, a equipe pedagógica da escola escolheu dois filmes para os alunos assistirem. São filmes que ensinam o valor da amizade, do trabalho em equipe, da educação, dos sonhos e da esperança.

Como Treinar o seu Dragão, animação para os alunos do 1º ao 5º Ano



A história acontece na terra dos vikings onde grandes guerreiros, os habitantes da ilha de Berk lutam diariamente contra dragões. E lá também vive Soluço, um adolescente franzino, cuja força mental é muito maior que a força física.
Na tentativa de agradar seu pai, Soluço inventa engenhocas que deveriam ser capazes de abater dragões e numa bela noite de batalha, Soluço tem a oportunidade de testar uma das invenções e consegue caçar um dos mais temíveis dos dragões: o Fúria da Noite.
Mas nem tudo acontece como ele imaginava e no dia seguinte, Soluço não consegue matar o dragão e acaba soltando-o. Só que o dragão perdeu parte da cauda e não consegue mais voa. Os dois começam a conviver e Soluço percebe que tudo o que lhe ensinaram sobre dragões não são verdades, pois eles são amáveis, dóceis e muito amistosos.
Mas o que levava estes seres a atacarem a sua ilha afinal? Bem, este é o é o mistério que será revelado ao final do filme.  

Como Treinar o seu Dragão é uma história linda e cheia de valores onde a amizade é mostrada de modo simples, porém muito real e verdadeira. Também é mostrado o valor do trabalho em equipe, baseado na confiança mútua e na busca do bem comum.  Valores que são muito importante resgatar em alunos. (Fonte Editora Positivo)

Um Sonho Possível, filme para os alunos do 6º ao 9º Ano



No filme 'Um Sonho Possível', o adolescente Michael Oher sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy . Tomando conhecimento de que o garoto é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael — que veste apenas bermuda e camiseta em pleno inverno — deixe-a resgatá-lo do frio. Sem hesitar por um momento sequer, ela o convida a passar a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy, apesar de terem origens bem diferentes.
Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta. (Fonte: Cine Pop)

O filme é baseado em fatos reais que nos mostra a trajetória de um garoto que tem todas as possibilidades de se envolver no mundo do crime e das patologias sociais. No entanto, Michael, com sua sabedoria interior, enxerga e agarra a única boa oportunidade que a vida lhe dá e, por meio dela, faz todas as transformações saudáveis em sua vida. E como dizia sua mãe: “Feche os olhos para o que não é belo, agora já pode abrir, porque o mundo é bom e tudo sempre acabará bem”

Ficha técnica dos filmes

Como treinar seu dragão
Elenco: vozes de: America Ferrera, Gerard Butler, Jonah Hill, Jay Baruchel, Christopher Mintz-Plasse.
Direção: Peter Hastings
Gênero: Animação
Duração: 98min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Dicas de trabalho pedagógico: Editora Positivo: Como treinar o seu dragão


Um sonho possível
Elenco: Quinton Aaron, Sandra Bullock, Kathy Bates, Lily Collins, Tim McGraw, Rhoda Griffis, Ray McKinnon.
Direção: John Lee Hancock
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Distribuidora: Warner Bros
Fontes de consulta: Cine Pop e Blog do Instituto Evoluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário